Quem É Pombagira?


“Pombagira é mulher de sete maridos…”

Essa e muitas outras frases em diversos pontos, podem ser ouvidos em diversos terreiros de Umbanda, mas o que isso quer dizer? Quem é Pombagira?

Pombagira é uma linha dentro da Umbanda que se manifesta na via da esquerda e têm todo nosso respeito, admiração e louvação, pois Pombagira vem se manifestar neste plano sobre este arquétipo para quebrar e diluir muitos preconceitos e muitos dogmas sobre a mulher.

A mulher por quase toda a história da humanidade, foi oprimida, perseguida e podada de seus direitos como ser humano e como mulher. A “boa mulher” para muitos machistas é aquela mulher que anda no “cabrestos”, que não pode ter sua própria vida, não pode trabalhar, ser livre, independente, dona de si e de seus sonhos.

As senhoras Pombagiras se manifestaram na Umbanda em um momento histórico e cultural de extrema transformação no Brasil no qual as mulheres começavam a lutar e serem ouvidas por seus direitos que nunca deveriam ser negados a elas. Nessa época, diversas Pombagiras começavam a se manifestar em terreiros de Umbanda, espíritos encantadores, donas de si, totalmente livres do julgamento e dos dogmas impostos aqui neste plano.

Por este motivo, muitos que não aceitavam uma mulher livre, dona de si, começaram a se incomodar com a manifestação das Pombagiras, e ainda mais por serem grandes trabalhadoras do astral no qual ajudam milhares de pessoas com seus conselhos e trabalhos espirituais. Com isso, pessoas de má fé, começaram a espalhar barbaridades sobre nossas senhoras da esquerda. Barbaridades essas que caem por terra quando um pessoa conhece uma Pombagira e vê que tudo o que foi falado, não se cabe a elas.

Pombagira é sim a grande manifestação do feminino na Umbanda. Pombagira trás em seu arquétipo e em seu mistério a quebra de tabus, de dogmas, e nos mostra que todos somos livres e que ninguém é melhor que ninguém, e que as mulheres são e sempre serão o melhor perfume, a maior beleza e encanto de toda a criação.

E se a música diz que Pombagira tem sete maridos, não quer dizer que Pombagira se relaciona com outros sete maridos e sim que ela trabalha e é amparada pelas sete irradiações fazendo assim paridade energética com essas sete irradiações Divinas.

Pontos como este são que nem mitos e lendas, devem ser interpretados, pois uma grande mensagem está por trás disso, e com certeza uma mensagem para aqueles que realmente não julgam e procuram entender o desconhecido ao invés de critica-los.

Entretanto o que mais devemos ter em mente é que Pombagira é a Rainha, dos encantos pela vida, pela liberdade, senhora do estímulo, da felicidade, da prosperidade, do amor, da liberdade e principalmente Dona dos desejos, desejos esse em evoluir, crescer e conhecer nossa própria natureza.

E que fique bem claro, Pombagira nunca fez e nunca fará trabalhos de amarração para o amor, entre outros trabalhos negros, pois como Exu, Pombagira é LUZ na escuridão.

Salve a grande, imensa e maravilhosa manifestação do feminino da Umbanda.
Laroyê