Reflexões

Ser Pai de Santo, Pai de Umbanda, Chefe de Terreiro não é fácil! Sabe por quê?

Se você cobra o serviço que faz, você é um VIGARISTA, Mas se não cobra, te abusam! Se você não ensina, é um EGOISTA ou não tem SABEDORIA! Mas se ensina e pede que façam o correto, você EXIGE DEMAIS!
Se você pede uma contribuição para casa, você QUER VIVER DA RELIGIÃO! Se não pede, NINGUÉM DÁ NADA!
Se as sessões são curtas e demora em ter festas, é por que a casa não tem MOVIMENTO! Já se, as sessões, são longas e demoradas, você OCUPA MUITO O TEMPO DE TODOS!
Se não faz uma visita, ou não liga para os filhos, é ARROGANTE E NÃO DA ATENÇÃO! Mas se faz, você se INTROMETE MUITO NA VIDA PESSOAL DELES!
Se tiver personalidade e temperamento forte, baseada no correto, você é GROSSEIRO E MAL EDUCADO! Se for ao contrário, tenta relevar, é por que você não se IMPÕE, é um FRACO!
Se usar a palavra NÃO, é por que tudo é a FERRO e FOGO! Se disser SIM, a casa é uma BAGUNÇA E NÃO TEM LIDERANÇA!
Se a casa é SIMPLES, de poucos filhos é por que tem algo ERRADO! Se for lotada e glamorosa, é porque não tem FUNDAMENTO, é um COMÉRCIO!
Se sair filhos da casa, o errado foi você que NÃO ENTENDEU o lado dos filhos! Se você perdoa, é por que eram os QUERIDINHOS!
Fácil levar o titulo de “pai de santo”, “ dono de terreiro” nè?!

Ah tem mais..... Você não pode ter dores! Você não pode se magoar! Você deve fingir que acredita nas mentiras contadas!
Tem que acender velas, botar água nas quartinhas, e sem falar nada!
Tem que fazer uma limpeza e transformar a vida do filho como num milagre! Você não pode repreender seus filhos, eles podem se magoar, é mais fácil deixar fazer errado e depois você concerta!
Ah e não ouse ficar doente! Nem desempregado, por que senão você não tem axé! Não tenha fraquezas e não ouse chorar. E mais uma coisa, você não terá um ombro amigo, mesmo sendo amigo (a) de todos! Esteja sempre pronto (a) para atender e sem receber nem um “obrigado”! Escute! Dê atenção! Console!
Receba na sua casa! Dê seu tempo! Abra a sua porta! E abra mão da sua própria vida, afinal você tem tudo! Você é um chefe de terreiro!"

Texto tirado da Página: T.U Pai Justino das almas e Exu Calunga